quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O noivo – com que roupa eu vou?

A Grande maioria das pessoas interessadas em casamento que encontro na net são noivas. Noivos quase não navegam por aqui.

Não quero ser injusta, mas acho que nesta jornada conversei com pelo menos umas 30  noivas e 3 noivos prestativos e interessados....

Pois é, meninos participem!Vocês também são muito importantes para nos!Não casamos sozinhas!!!

O traje do noivo também é importante e muito,  cheio de detalhe, coisa que a maioria dos homens não sabem e não entendem. O desafio, portanto é enorme e as opções diversas:

Tipos de trajes

1-       Fraque: é aquele com paletó mais curto e pontas alongadas , calça preta riscada de cinza, colete cinca e gravata mais larga.È bem formal

2-       Meio fraque: è aquele com paletó preto com o corte normal, calça preta riscada de cinza, colete.

3-       Casaca: O mais formal, curto na frente e bem longo atrás, com colete  e calça da mesma cor.

4-       Ternos: é o que normalmente chamamos de terno, mas com colete. Na verdade a denominação dada esta errada, o sem colete é o costume, terno tem sempre colete

5-       Costume: é o que chamamos de terno, composto de paletó e calça.

 Ao escolher o traje temos que pensar no tipo de cerimônia, no horário da mesma, nos padrinhos, no estilo do noivo e também no orçamento. Ufa!

Em termos de se mais ou menos formais, de forma decrescente têm: a casaca→o fraque→o meio fraque→terno→costume.

Cuidado, de modo geral não se usa smoking para casamento, é roupa de gala, mas para baile e não casamento. Uma pena, pois acho lindo !

A cor também é um drama, cores claras para o dia e escuras para a noite. No entanto nada impede de usar cores escuras para o dia, só não optaria pelo preto, mas um azul marinho, um grafite, um cinza ou chumbo, acho maravilhoso. Ha também a chiquetésima opção de um Príncipe de Gales. Não anda muito na moda o padrão e dificilmente vejo jovens com ele, mas eu gosto e considero uma boa opção para tal ocasião.

Atenção meninos, a princípio nada de branco, bege, se não vão acabar é competindo com a sua noiva e isto não pode !!( minha opinião ok!)Exceto, é claro, ocasiões especiais e “sui genere”, como casamento na praia com roupas informais, ai fica bacana.

Eu particularmente amo fraque ou meio fraque se for casar numa igreja ou templo grande, a noite, com um mega coral de 20/30 vozes  e toda pompa e circunstancia. Fica elegantérrimo! E padroniza. O desafio, portanto é enorme e as opções diversas:

Lembrem-se, no entanto, que entrará na conta dos noivos mais uma despesa. A regra é que já que eles exigiram que pagassem por isto. È possível negociar e dividir dependendo do grau de intimidade, mas a regra é que os noivos paguem.

Se o local é menor, o casamento mais despojado ou no próprio Buffet eu prefiro, sem sombra de dúvidas, um terno.

Particularmente gosto dos clássicos, mas também acho interessante um risca de giz, depende da personalidade do noivo. O liso é sempre clássico e chic , mas o risca é mais jovial.

a camisa

A camisa também é importante na escolha. Eu  sempre amei as branca, com elas na há erro, podendo inclusive manter padrões em branco mesmo, hoje em dia tem uma mais linda que a  outra.

Se optarem por colorida, coisa que, considero mais adequado para cerimônias mais informais e/ou de dia façam por tons claros, seja lisas ou com listras. Tal opção pode trazer mais estilo, mas também permite maiores erros, estejam bem assessorados.

Eu gosto muito de camisa com punho duplo e abotoaduras, acho que da um toque de charme.

A gravata

Cuidado com as gravatas, não escolham nem muito largas e nem muito finas, a moda vai e volta, mas as fotos ficam.

As cores também devem ser observadas com cuidado, um azul, prata, até marfim são clássicos , mas se o noivo souber jogar um lilás, um rosa, até um vinho fechado pode ser opções divertidas. Nunca algo berrante, pois é só o que as pessoas irão reparar.

Lembrem-se que a gravata é o enfeite do homem então alem de complementar ( não necessariamente combinar) com o todo,  deve valorizá-lo refletindo o estilo, combinando com os olhos e/ou tom de pele do moço. Queremos o nosso noivo lindo também.

Outro detalhe é se optamos por padrões na gravata ou simples e lisa. As lisas são sempre clássicas e muito elegantes, evitando erros e um visual sobrecarregado, só tome cuidado porque se não forem realmente bonitas e de qualidade podem passar a impressão de chinfrim.

As com padrões são mais jovens e pode trazer algo a mais para o visual, mas exige maior esforço e tempo gasto em como combinar o todo.

Frise-se que elas nunca devem ultrapassar o cinto, devem estar com um nó bem feito, bonito e apertado.

a lapela

Tem que escolher ainda o que usar na lapela, flores ou lenço.

Novamente é uma questão de gosto, ambos podem ser usados sem medo

O lenço é bem legal e há diversas possibilidades de dobradura. Lembrem-se  que ele não precisa combinar com nada, apenas deve  compor o visual, pode portanto ser diferente da gravata mas ter ago que  ligue os dois acessórios como por exemplo a mesma cartela de cor, ou uma estampa ou até o contrastes.

A flor na lapela é uma forma de diferenciar noivo dos demais e simboliza o amor da noiva com seu noivo. Ela é colocada do lado esquerdo do traje, um pouquinho abaixo do ombro.  Fica interessante quando a flor do noivo é um pouco diferente das outras ( ele é o astro da noite e precisa estar em destaque)

Igualmente, lembrem-se que a flor do noivo em cor e tipo, assim como o bouquet da noiva não deve combinar com a decoração,

Diversos são os tipos de flores usadas

ROSA é muito usada em casamentos nos Estados Unidos

ASTROMÉLIA  tem de várias cores e fica perfeita quando o casamento é de dia ou até mesmo na praia. Dá pra ter belas lapelas com essa flor.

DENPHAL é uma graça, mas é  bem mais sensível .
CRAVO é o mais usado 
Meninos e meninas dito tudo isto, lembrem-se de 2 regras fundamentais neste mar de opções :

1.      1) A roupa deve antes de tudo, refletir a personalidade do noivo, ele tem que se sentir bem e bem representado com ela, confortável e lindo.

2.       2)O menos é mais.

e


e \



Nenhum comentário:

Postar um comentário